5.8.09

Bloco de Esquerda em Alcântara reúne com a Direcção do Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda

No quadro dos contactos que a lista do BE candidata às próximas eleições, para a Junta de Freguesia de Alcântara tem vindo a realizar, teve lugar no dia 29 de Julho, uma reunião com a Direcção do Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda.
1 - Para o BE, a Educação é uma matéria primordial e determinante para construção de uma cidadania mais equilibrada e harmoniosa.
Constatámos, no encontro, a existência de uma convergência de opiniões em matérias como a importância da defesa da Escola Publica de qualidade e onde todos as crianças e jovens possam ser incluídos, sem discriminações e em iguais situações. É o poder central, através do Ministério da Educação, que tem um papel importante na definição de políticas capazes de dar corpo a estes objectivos essenciais mas, a Câmara Municipal e, naturalmente, as Juntas de Freguesia, enquanto órgãos de poder mais próximo das populações, têm, também, responsabilidades políticas fundamentais e incontornáveis.
2- As comunidades das freguesias de Alcântara e Ajuda vivem momentos difíceis, nos tempos que correm.
A crise instalada e as políticas sociais de vários governos mostram as suas fraquezas e a sua ineficácia, verificáveis pela pobreza existente e falta de apoios a muitas famílias.
Também se evidenciou que os erros cometidos pelo município, em diferentes momentos, na construção e no realojamento de populações se fazem sentir em alguns bairros para onde foi enviada, sem enquadramentos ou apoios adequados a cada uma das situações, uma importante parte de pessoas e famílias assinaladas como problemáticas.
Verificou-se que é urgente uma avaliação destas duas vertentes e a adopção de medidas que contribuam para o equilíbrio das famílias, para que num curto espaço de tempo essas medidas se façam sentir no meio escolar, de forma a que os cidadãos valorizem a escola, as aprendizagens e os diferentes profissionais que diariamente lutam para que a escola possa minimizar algumas destas dramáticas situações, o que permitirá contribuir para que os filhos destas duas freguesias se tornem cidadãos de plenos direitos e deveres.
É, também, fundamental garantir as condições necessárias para que o gabinete de Apoio à Família da Escola se mantenha, assim como dotar os serviços sociais de psicologia e orientação com técnicos em número suficiente para ajudar neste combate.
A Escola Francisco de Arruda estará em obras nos próximos 15 meses. Receberá uma grande intervenção, há muitos anos necessária e para o que foram necessárias muitas reuniões e muitas diligencias, até que, finalmente, a Ministra da Educação tenha entendido, após uma visita realizada à escola, as reais necessidades deste parque escolar.
É importante que se cumpram os prazos e que os contentores, onde serão leccionadas algumas das aulas, tenham as condições essenciais para que alunos e professores desenvolvam com eficácia o processo de ensino/aprendizagem.
Compete à câmara Municipal proceder, séria e eficazmente, à recuperação da Escola da Tapada (Raul Lino) deixando de gastar dinheiro em intervenções casuísticas.
É urgente que a Câmara Municipal crie as condições necessárias para se abrirem mais salas de Jardim-de-infância na freguesia, para que deixem de existir listas de espera para frequência da rede pública. Compete ao Ministério de Educação a conjugação dos esforços e meios financeiros para que a cobertura plena da rede pública de educação pré-escolar seja a breve prazo uma realidade.

Os candidatos do BE à Junta de Freguesia de Alcântara, nas próximas eleições de 11 de Outubro de 2009, assumem o compromisso de defenderem junto da Câmara e do Governo a implementação de medidas que façam do parque escolar da nossa freguesia um exemplo, onde os alunos, as famílias e os diferentes profissionais das escolas possam construir um espaço de acesso e partilha de saber, de aprendizagem e desenvolvimento cultural, ou seja, a escola que pretendemos para o futuro.
Seriedade, transparência e participação dos cidadãos e das cidadãs, das e nas diferentes entidades e estruturas associativas da freguesia, serão a verdadeira estratégia do nosso combate em defesa de uma Alcântara que possa correr para um futuro melhor, mais justo e para todos/as. Futuro que se constrói com as nossas crianças, os nossos jovens e os nossos adolescentes.

A Lista candidata às eleições Autarquias 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário