21.10.09





Sociedade Promotora de Educação Popular

- visita da equipa candidata do BE Alcântara

Uma das nossas últimas diligências, da campanha eleitoral autárquica, junto das instituições da freguesia, foi visitar a Promotora - designação por que é, popularmente, conhecida, em Alcântara, esta histórica Sociedade de Educação Popular, com 105 anos de vida, bem repletos de presença aristocrática, nesta que foi Palácio Real do Calvário (Alcântara).

Fomos recebidos, com muita simpatia, por dois elementos da actual e nova Direcção, que iniciaram a conversa deste modo, “isto está mal!”.
A razão. Herdaram uma situação com anos e anos de problemas administrativos, financeiros e de concepção de funcionamento. Pelo que nos pareceu, há muito tempo que a Promotora se centra numa gestão muito fechada e elitista.
Tendo nascido com vocação para a educação popular, a Sociedade Promotora desenvolveu, também, um sector social que, actualmente, se reduz a um bar com televisão e jogos de cartas...que “mais parece um lar de 3ª idade”, no dizer dos nossos interlocutores.
Sobrevivendo, praticamente, da escola com cerca de 40 alunos (de 1º ciclo) e um pequeno ATL, apoiado pela Segurança Social (acabou o teatro, a dança, a música...) e, se não fossem os espaços que tem alugados, a Promotora não viveria.
Ouvimos, ainda, relatos sobre situações pouco criteriosas e de privilégio, relativamente ao funcionamento da escola (quase em autogestão). Condições que a Direcção está tentando regularizar e ajustar.
No quadro dos esforços para romper com velhas práticas e bloqueios, estão já, entre outras tarefas, a elaborar um protocolo de parceria com a Escola Superior de Polícia do Calvário e, restabelecendo contactos com a Junta de Freguesia, assim como, tentando, gradualmente, abrir a Sociedade a outras iniciativas, na freguesia.

2 comentários: